Começa já este fim de semana mais uma edição da liga principal do futebol português. Depois de um mês maluco como é habitual, e ainda a prometer muitas novidades até ao fecho, os adeptos estão agora com as baterias carregadas e novamente cheios de ilusão quanto ao desempenho das suas equipas.
Para já o destaque vai para o facto negativo de termos mais uma "enxurrada" de estrangeiros, isto está de tal forma que tivemos um Benfica sem portugueses na Turquia, um FC Porto e um Sporting que só contrataram no exterior.
Deixando isso de lado e dando uma vista de olhos pelos clubes ditos grandes: O FC Porto parte como favorito, como parte sempre o campeão em titulo. A estrutura mantêm-se, a forma de jogar é a mesma, apenas o timoneiro é diferente. O modelo de jogo assente na posse de bola está para continuar e o clube será um adversário temível para a concorrêncica. No secto defensivo continuo a não compreender a opção em Maicon em detrimento de Otamendi, o argentino é mais concentrado e muito rápido a ocupar os espaços que muitas vezes os laterais do Porto deixam a descoberto. As laterais estão bem entregues e Alvaro Pereira é cada vez mais um elemento muito importante na dinâmica colectiva do jogo portista. O jogo da supertaça foi a prova, o futebol do campeão nacional perde velocidade e poder de explosão quando não pode contar com o palito. No meio claramente Fernando está em fim de ciclo, tem estado desconcentrado e pouco motivado. Souza aproveitou, agarrou o lugar e começará a época como dono do lugar, no entanto ainda se esconde muito e denota defeciências no capitulo do passe. Moutinho e Guarin deverão fechar o miolo portista. Na frente os problemas do Porto estão mais na cabeça do técnico que terá de escolher entre tantas opções válidas. Hulk e Falcao são inquestionáveis, a dúvida está no outro elemento. Varela começou a titular, mas está uns furos abaixo e custa-me mesmo a perceber como se mantem a titular. Quando James regressar do mundial concerteza o lugar será dele, enquanto isso porque não se deixa jogar com regularidade Cristian? Vi alguns jogos dos juniores a época passada e asseguro-vos que este ganês parte a loiça quando vai para cima dos adversários (Djalma é para mim uma incógnita). Quanto a reforços, Kleber é uma certeza (Walter não é jogador de top), mas não consigo entender a politica de contratações, uma equipa que é campeão nacional de juniores não aproveita nenhum e aposta em jovens estrangeiros como se não houvesse amanhã. Iturbe é bom jogador, desiquilibra, tem talento mas ainda muito imaturo e com pouca consciência de jogo colectivo, Alex Sandro não conheço e Danilo é craque (que grande mundial)! No entanto um lateral esquerdo e um lateral direito por 22 M€ é incrivel! Olha-se para fora cegamente, Silvio faz os dois corredores com a mesma qualidade e custou 5 M€ ao At. Madrid.
O Benfica parte muito entusiasmante para a nova época, um ataque voraz lança a equipa para uma espiral frenética ao longo dos jogos. Tem dois lados esta moeda, é muito dificil e desgastante para os adversários estar sempre a levar em cima com o ataque benfiquista, no entanto o desgaste fisico e emocional da equipa encarnada também é muito grande estando no equilibrio entre as duas situações a chave do sucesso ou não da equipa de Jorge Jesus. A perda do campeonato a época passada levou o Benfica a um rol de contratações sem fim e com um critério discutivel. Se Nolito, Witsel e Garay são reforços de qualidade e com lugar de caras na equipa, não se compreende muito bem contratações como Wass, Mora, Capdevilla, Nuno coelho, Eduardo e tantos outros. A quantidade de atletas é enorme e um problema duro de resolver por parte da equipa tecnica. Na baliza a opção é Artur, bom guarda redes o único problema poderá ser a sombra de Eduardo, não acredito que o internacional português em ano de Europeu tenha vindo sem a promessa de jogar com regularidade. Na defesa a dúvida está à esquerda, a herança Fabio Coentrão é terrível, para já Emerson leva vantagem sobre Capdevilla, mas tanto um como outro estão longe de sossegar a nação benfiquista. No meio Luisão terá a companhia de Garay, falta opção de qualidade para este sector, Miguel Vitor e Jardel não estão ao nivel dos seus concorrentes. Na direita, quem tem Maxi Pereira pode dormir descansado. No meio campo Witsel tem que jogar, qual é a dúvida mister? O belga é craque e promete ser uma das figuras da liga deste ano, Javi Garcia será o bombeiro de serviço (e que bem o faz), Aimar deverá fechar o tridente (tenho a dúvida senão será demasiado ofensivo, a ver vamos). No ataque Nolito e Gaitan teem que jogar, são jogadores de classe acima da média! Com tanta dinâmica no ataque Saviola tem que ser o homem mais avançado. Não faz sentido ter Cardozo quando este é muito estático e parece desmotivado, é um ponta de lança de muita qualidade apenas não encaixa na forma de jogar que Jesus gosta! Só um pequena questão antes de fechar o capitulo Benfica, o que se passa para deixar um talento puro como Urretaviscaya constantemente de fora e apostar em Franco Jara quando este já provou que não consegue deixar o registo mediano?
Finalmente o Sporting, que grande revolução!!! É uma incognita, é muita mudança e é o verdadeira espelho da politica de contratações que vai imperando no futebol luso. Venham avançados aos camiões e depois lá se arranja qualquer coisinha para desenrascar no sector defensivo! A equipa leonina não tem defesa para lutar pelo titulo! Na direita João Pereira é um bom lateral direito, cumpre mas tem um problema: não tem centrais para compensar as suas incursões no ataque (atenção a Santiago Arias, mais à frente falarei sobre ele). Evaldo é um lateral esquerdo mediano e no centro demora a equipa leonina a encontrar centrais de top. Na baliza Rui Patricio é inquestionável. No meio campo a aposta vai em Rinaudo, Schaars e parce-me Matias Fernandez (é o unico playmaker do plantel). O meio campo do Sporting tem qualidade mas é muito lento e não percebo o que tem Rinaudo que não terá a dobrar André Santos, este jovem português está a tornar-se num excelente jogador e tem que jogar. No ataque o Sporting está muito bem servido, Jeffren e Capel vão incendiar as alas, no meio Postiga parece estar a preparar uma época em grande mas tem concorrência de nivel: Diego Rubio (grande surpresa) e Carrillo deram-me boas indicações. Quanto a Wlfswinkel, não me convenceu até ao momento e Bojnov nunca passou de uma promessa sempre perseguido por problemas fisicos (ao que tudo indica o médico Gomes Pereira abandonou o clube porque deu parecer negativo à sua contratação). Concluindo a grande contratação do Sporting é: Domingos Paciência, e do apelido do treinador será o que os adeptos leoninos terão que ter, isto não é começar do zero é começar abaixo do zero. As indicações dadas em alguns momentos da pré-época apontam para um novo ciclo em Alvalade.
Mundial sub-20
Como apaixonado pelo futebol e viciado na parte tactica de um jogo, tenho acompanhado com muito interessse este mundial. Tenho tirado muitas notas e ficado com alguns registos para mais tarde recordar e aprender um pouco com esta nova geração. No entanto deixem-me só deixar aqui alguns apontamentos: Portugal está nos quartos de final, é verdade. Mas não deixa de ser verdade que a nossa selecção até ao momento tem apresentado um futebol, diga-se fraquinho. Um empate com o Uruguai num acordo de não agressão, aquilo de jogo foi uma nulidade. Com Camarões vencemos com um golo que resulta de uma infantilidade dos africanos, com a Nova Zelândia marcamos um golo numa jogada colectiva de bom nível e finalmente eliminamos a fraquissima Guatemala com um golo resultante de um penalti discutivel. De resto fica um futebol lento, trapalhão e com falta de energia. No entanto nem tudo é mau, a começar estamos nos quartos de final e isso ninguém tira a esta selecção, tem um verdadeiro teste com a Argentina este sábado e eu acredito na vitória! Temos que jogar mais do que temos vindo a fazer. Da nossa selecção destaco o guarda-redes Mika, o central Nuno Reis e o avançado Nelson Oliveira (anda meio mundo a falar de Rodrigo quando o Benfica encontra no português a mesma qualidade, até parece que ser luso é defeito!!!). Já agora mister Ilidio Vale: uma selecção que marca, baixa imenso o bloco defensivo e tenta jogar em contra ataque tem que ter transições rápidas com muita qualidade de passe, isso não está a acontecer com Portugal.
Quanto ao resto do mundial e olhando para o que nos diz alguma coisa: Danilo (FC Porto) e Arias (Sporting) são dois belissimos defesas/médio direitos, jogam ambos a uma rotação muito elevada. Iturbe (FC Porto) tem qualidade mas falta-lhe consistência, a espaços desaparece do jogo o que demonstra alguma imaturidade. Carole (Benfica) não tem dado nas vistas, mas diga-se em abono da verdade que a selecção frencesa peca muito na qualidade. Rodrigo (Benfica) revela pormenores de classe, é bom jogador e poderá vir a ser um caso sério. Pela facilidade com que ocupa o espaço certo e na forma como faz o movimentos interiores encaixa que nem uma luva no futebol de Jorge Jesus (continuo a dizer que apesar de tudo prefiro Nelson Oliveira).
De resto, James (FC Porto) é o melhor jogador do campeonato, joga, faz jogar, marca golos e faz assistências, tem a Colombia a seus pés e de certeza que os SCOUTS de todo o mundo já o colocaram no topo das preferências. Ao nivel do portista estão Erik Lamela (Roma), avançado argentino impressionante e Oriel Romeu (Chelsea), um trinco de classe e basta ver 15 minutos dele para perceber porque é que o Chelsea o foi buscar ao Barcelona.

8 comentários:
Já agora, porque não tambem um comentário do seu ponto de vista, sobre o que pensa dos proximos campeonatos do Paivense em futebol e do Bairros em futsal bem como uma opinião sobre a desistencia do S.Martinho.Isto se o Sr.Vitor estiver pelos ajustes.
Falando do meu clube, e começando pela defesa, concordo completamente com o que diz acerca do Maicon, que sem dúvida está alguns patamares abaixo do grande cental que é Otamendi (também superior ao Rolando). Apesar de na época anterior ter sofrido poucos golos continuo a achar que é o sector (defesas centrais) menos fornecido em termos de quantidade e qualidade, isto porque em minha opinião nem o Sereno nem o Maicon são centrais para uma equipa de Top como é o F.C.Porto. Quanto ao Rolando é um jogador que em certas situações complica como foi o caso do último jogo, mas que vai cumprindo, enquanto o Otamendi para mim é o mais completo. Em termos de laterais, penso que estamos muito bem servidos(Álvaro, Sapunaru e Fucile chegariam). Quanto ao meio-campo, é de luxo para o nosso campeonato. Temos jogadores Top como é o caso do Moutinho ou o Beluschi, e temos alguns também acima da média como são o Guarin ou o Ruben Micael. Quanto ao Fernando penso que é notório que está em fim de ciclo, não só por não se sentir devidamente motivado para continuar mas também porque começa a ficar sem espaço, e o Porto quer fazer dinheiro com ele. O Sousa para mim não é jogador para este clube. Falando do meio campo para a frente os 3 jogadores mais completos são sem dúvida o Hulk, James e o Falcão. O Iturbe penso que não se consegue afirmar para já, isto porque apesar de ser muito superior aos restantes jogadores da sua idade, não será muito fácil jogar na Europa, terá dificuldades de adaptação, não será no 1º ano que se afirma. O Kléber dará muitas alegrias ao Porto e o Varela será suplente (de luxo). O Walter tal como o Rodriguez (se ficar), em condições normais não serão convocados e o Djalma será uma incógnita. Quanto ao ex-junior Christian, concordo porque também assisti a vários jogos e ve-se que tem muita qualidade, contudo, penso que é muito diferente os Juniores dos séniores, e não velo de quem abdicar para lhe dar lugar nos séniores.
Falando do que mais deu que falar, o treinador, já quando estava no St Clara demonstrava a sua qualidade, e em minha opinião é muito superior(não falando em termos motiv«acionais, porque isso não tenho conhecimento) ao Vilas-Boas que era um treinador de nível mundial.
Em minha opinião a equipa base seria:
Helton
Fucile Rolando Otamendi Álvaro
Guarin
Moutinho Beluschi
Hulk James
Falcão
Cumprimentos,
HC
Estou completamente de acordo com o que é dito. Bela apreciação!
Cumprimentos
Concordo plenamente principalmente com o numero de estrangeiros.
dentro em breve vamos ter uma selecção formada com jogadores com dupla nacionalidade e os nossos jovens espalhados pela europa
Concordo com quase tudo, à excepção do Maicon..
Otamendi é mais completo, é verdade, mas ainda não existe solução para a falta de altura. Merece mesmo assim ser titular.
Mas Maicon pode vir a ser um caso muito sério! Fantásticas qualidades fisícas e fibra!
Neste momento estamos muito bem servidos, um plantel soberbo!
Também acho que deveria dar a sua opinião sobre Paivense, São Martinho, Bairros e Casal.
Pelo menos sobre as informações que se sabem até ao momento.
E depois os paivenses dariam a sua opinião também.
Devemos participar com gosto e correção. É assim que se evolui!
Também concordo que há demasiados estrangeiros a jogar em Portugal. Mas e portugueses a jogar no estrangeiro? Também não há muitos? Ainda agora saiu o Coentrão e o Benfica recorreu ao mercado estrangeiro para o substituir, porque sinceramente, em Portugal não se via quem.
Boas
quanto ao comentário sobre os clubes paivenses fica prometido para o inicio de Setembro!
Abraço
Enviar um comentário