Taekwondo explicado #2
Taekwondo - Arte Marcial de origem coreana e modalidade olímpica.
Este segundo documento pretende diferenciar duas vertentes das artes marciais presentes no Taekwondo que cada vez mais tomam caminhos opostos.
Diferença entre desporto e artes marciais
A prática das artes marciais e do desporto
De forma mais concreta podemos definir Taekwondo como uma Arte Marcial Coreana de Defesa Pessoal e um moderno Desporto de Combate praticado em cerca de 160 países em todo o mundo.
Analisando o significado coletivo da palavra, Taekwondo deve entender-se como um sistema ou método de combate sem armas, para defesa pessoal.
Pela tradução literária da palavra temos:
(t'ai) significa um sistema de técnicas de pernas
(qu'on) significa um sistema de técnicas de braços
Caminho, meio, via, método, ou seja, a própria arte em si
Mais modernamente, o Taekwondo desenvolveu também uma vertente desportiva. Esta vertente é implementada mundialmente pela World Taekwondo Federation e em Portugal pela Federação Portuguesa de Taekwondo com o apoio das Associações Distritais, no caso do nosso distrito a Associação Distrital de Taekwondo de Aveiro.
A vertente desportiva assenta na prática de competições desportivas de Taekwondo que podem assumir duas formas: "Competição de Combates" e "Competição de Poomsae". Estas duas formas de competição foram especialmente desenvolvidas por forma a ser possível promover competições desportivas de Taekwondo, sob a forma de espetáculo e que cada vez mais, principalmente na vertente de combates por ser modalidade olímpica, evolui sistematicamente, no sentido de que a verdade desportiva fique sempre a cima de qualquer suspeita. A aposta em sistemas eletrónicos tem sido notória e será alvo de uma próxima abordagem
O Taekwondo é mais do que uma Arte de ação, tendo originariamente constituído um método de defesa que contribuía para a sobrevivência humana, é também uma atividade que traz harmonia e serenidade ao ser humano, sendo basicamente todas as suas ações desenvolvidas pelo instinto humano para defesa pessoal.
Inicialmente, a prática das artes marciais passava pela aquisição dos melhores métodos de combate para serem utilizados em pleno campo de batalha e era também uma forma de autodefesa contra militares, assassinos ou ladrões.
No início do século XX, as artes marciais mudaram radicalmente os seus fundamentos e passaram a ter uma presença mais espiritual e introspetiva na mente de todos os seus praticantes.
O termo “Do” que está presente em várias disciplinas marciais, como o Judo, Karate- Do, Taekwondo, Aikido, Kendo, entre outras, significa arte e método e é por isso que todas as modalidades marciais são uma referência no desporto mundial, pois cultivam a ordem e um método de ensino disciplinado dos seus elementos.
Por outro lado, a prática do desporto tem como objetivo último a competição entre os seus praticantes. Trata-se de uma filosofia que tem como intenção o trabalhar das capacidades e habilidades individuais, de modo a que a vitória seja sempre alcançada da forma mais justa e honesta possível.
Na vertente desportiva, Castelo de Paiva tem evoluído imenso, sendo sem dúvida já uma referência do distrito de Aveiro e altamente respeitado a nível nacional.
Saudações marciais e desportivas...
Dário Pinto
Próximo texto de Dário Pinto: 30 Maio
Próxima crónica Desporto Paivense: Agostinho Silva 02 de Maio
Sem comentários:
Enviar um comentário