Páginas

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Hoje escreve... Paulo Teixeira


Até ao lavar dos cestos é vindima….

No inicio do mês de Fevereiro numa das deslocações que semanalmente faço por motivos profissionais à capital portuguesa, alguém meu amigo e adepto do SLB, dizia-me que este ano é que ia ser...e que este ano ninguém tirava o campeonato ao Benfica. 
Eu na altura referia que guardava em minha casa uma t-shirt, com o emblema do FCPorto com a seguinte inscrição "ninguém os aguenta". Na época 1979-1980, faltava uma jornada para que o meu FCPorto fosse campeão nacional e a uma jornada do fim comprei a referida t-shirt (ainda hoje a guardo).... mas eis que na última jornada, contra tudo e contra todos, perdemos o campeonato. 
Vejamos como estão as coisas agora, em três jogos para o campeonato o Benfica perde em Guimarães, empata em Coimbra, perde na Luz com o FCPorto e empata em Olhão. O FCPorto ganha na Luz e na jornada seguinte empata com a Académica em casa e vai a Paços de Ferreira empatar nos minutos finais do jogo. O Sporting elimina o Manchester City da  Liga Europa e faz um resultado negativo com o Gil Vicente. Por sua vez o Sporting de Braga segue imparável há mais de uma dúzia de jornadas. Até quando perguntam alguns ? 
Quando escrevo esta crónica, estamos na véspera de um Benfica-Braga e a menos de vinte e quatro horas de um Porto - Olhanense, como irá ficar o campeonato depois de sábado? 
Na jornada seguinte vem um Braga – Porto e um Sporting – Benfica, depois um Porto – Sporting.  Para alem disso quem está agora classificado até ao sexto lugar, está a  lutar por um lugar europeu e todos eles vão ainda jogar com o FCPorto, Benfica e o Sporting de Braga, o que torna este campeonato um dos mais emocionantes da ultima década. 
Vamos concerteza ter campeonato até ao fim. 
Confesso que, por força de algumas actuações menos conseguidas, actualmente vive-se um clima pouco vulgar em relação à arbitragem portuguesa, mas também não podemos deixar de falar em actuações menos positivas de alguns jogadores dos principais clubes.
Saibamos respeitar todos os intervenientes do espectáculo futebol e sairemos todos a ganhar. 
O campeonato português está ao rubro e qualquer um dos três primeiros classificados pode alcançar o primeiro lugar. Por isso, vamos ter campeonato até à última jornada e assim sendo e nos tempos actuais tais como em anos anteriores, não nos podemos esquecer desse ditado popular "Ate ao lavar dos cestos e vindima". 

Nota final: Este mês como associado do Sporting Clube Paivense tive oportunidade de estar presente numa Assembleia Geral do Clube. Não estávamos muitos é certo, mas já estive em Assembleias em que os dedos de uma mão chegavam e sobravam para contar o número de associados presentes.
As contas de 2011 foram apresentadas e congratulei-me com os resultados obtidos pela Comissão Administrativa. Saldo positivo e liquidez é algo que não abona muito pela generalidade dos clubes portugueses.
Fiquei satisfeito ao ver que parte da verba recebida (tardiamente é certo) pela formação do jogador Nunes (hoje no Maiorca) foi e está a ser investida no aumento dos balneários do Campo Municipal da Boavista. Um melhoramento importantíssimo para o desenvolvimento da actividade formativa (e não só) deste clube. O Sporting Clube Paivense está no bom caminho e em termos positivos estou convencido que em todos os escalões o saldo no final da época vai ser positivo.


Próxima Crónica de Paulo Teixeira: 09 de Maio
Próxima Crónica Desporto Paivense: Gonçalo Rocha - 11 de Abril

Sem comentários: