Páginas

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Hoje escreve... Paulo Teixeira

   A Copa 2014 e a experiência portuguesa

Recentemente tive oportunidade de em termos profissionais de estar em Sao Paulo, a maior cidade brasileira e cidade capital da América latina.

Podendo só comparar o que é comparável falo-vos de uma cidade com mais de 10 milhões de habitantes e 7 milhões de veículos e aonde diariamente morrem dezenas,senão centenas de motards nas ruas da cidade, tal é a velocidade com que passam nas inúmeras filas continuas de trânsito que atravessam a cidade.

Nestes dias passados em Sao Paulo pude ver as obras em curso no estádio do Palmeiras, a construcao do novo estádio do Chorintians e passei ainda pelos estádios do Morumbi e da Portuguesa dos Desportos.

O estádio do Morumbi que inicialmente se falou para a abertura do campeonato do mundo de 2014 tal nao vai acontecer porque as obras exigidas pela FIFA são o dobro daquilo que o clube proprietário do estádio queria e pretendia gastar. E assim a abertura vai ser noutro estádio na Arena Corinthians, em São Paulo.

Relativamente ao estádio do Palmeiras um facto curioso, dois terços daquilo que vai ser o novo estádio está à vista, o restante é o que sobra do antigo estádio. porquê isto? Porque o novo estádio cujo projecto de arquitectura pertençe ao Português arquitecto Sisa Vieira foi aprovado pelas autoridades locais como se de uma reconstrução se tratasse e não abdicam disso. Se fosse uma construção totalmente nova teria que cumprir o afastamento legal à via rodoviária estruturante que circula o estádio do Palmeiras, até há três semanas treinado pelo nosso conhecido Filipe Scolari.

No próximo domingo realizam-se as eleições municipais no Brasil e a organização espera um novo executivo no município de Sao Paulo......para ver se consegue sendsibilizar o poder político que sair do próximo acto eleitoral para uma alteração da legislação urbanistica em vigor.

Por outro lado, sendo a linha de metro existente em Sao Paulo insuficiente avançam a grande ritmo as obras para aumentar esta infra estrutura , importante em qualquer parte do mundo.
Só que aqui reside um problema que as autoridades brasileiras e nomeadamente as do Estado de São Paulo vão ter ainda de resolver, alguns destes estádios não vão ter meios de transporte eficazes para uma competição como esta. Em alguns casos o metro vai ficar a mais de dois quilómetros desse estádio, e por sua vez a Linha de autocarros, lá ónibus é muito deficitária.

Eu acredito no sucesso da Copa 2014 no Brasil, faltam somente cerca de vinte e um meses para o seu inicio e ainda há muito para fazer e Portugal e as empresas portuguesas podem dar uma mãozinha.....falamos a mesma lingua, temos pessoal especializado e com obra feita, vamos fazer a PONTE .... Com isto também ajudamos PORTUGAL.

Até breve e um abraço amigo.

Sem comentários: